quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Moda como comunicação

*seminario em grupo*
A questão central de "Moda e comunicação" é a idéia de que tudo o que se veste é significativo ou produz algum sentido.
Segundo o livro Personal Stylist "55% da impressão é baseada na aparência e ações; 38% no tom de voz e 7% no que você diz".
Todas as roupas têm uma função comunicativa. O nosso corpo é usado como um meio de comunicação para repassar a mensagem que queremos mostrar à sociedade. A vestimenta pode ter o poder de classificar alguém em algo importante ou ruim.
Imagine você o seguinte exemplo: Você vai trabalhar e encontra seu chefe de bermuda florida e regata. É claro que você estranharia. A postura de um profissional é muito questionada pela roupa que ele veste porque sua vestimenta se comunica. Diz que ele não teve tempo de se arrumar, que ele não se preocupa com sua opinião, que ele acabou de voltar da praia e etc. Não fala, mas comunica, é isso que você lê.
A moda também tem uma funçaõ unificadora, Moda e indumentária atam uma comunidade mantendo-a unida.
O acordo social sobre o que se vestirá, é ele próprio um vínculo social que, por sua vez, reforça outros vínculos sociais. A função unificadora da moda e da indumentária serve para comunicar a afiliação de um grupo social tanto para aqueles que são seus membros quanto para os que não são.
As pessoas naturalmente observam as diferenças e semelhanças demonstradas por suas roupas e uniformes. Por mais que você não goste de moda, a sua roupa influencia o modo como você é visto no escritório, na rua, no clube, na praia, enfim, no mundo.
A maneira como nos vestimos, mostra o que queremos (ou não) dizer com o nosso corpo e no que isso representa para a sociedade que nos cerca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário