quinta-feira, 23 de julho de 2009

Moda e Comunicação

“A questão central de "Moda e comunicação" é a idéia de que tudo o que se veste é significativo ou produz algum sentido. Através da moda, do vestuário e da indumentária a posição de cada indivíduo naquela ordem social é experimentada e comunicada.”

Todas as roupas têm uma função comunicativa. O nosso corpo é usado como um meio de comunicação para repassar a mensagem que queremos mostrar à sociedade. A vestimenta pode ter o poder de classificar alguém em algo importante ou ruim já que 55% da impressão é baseada na aparência e ações;38% no tom de voz e 7% no que você diz (“PERSONAL STYLIST- guia para consultores de imagem”. Ed. Senac)

Imagine você o seguinte exemplo: Você vai trabalhar e encontra seu chefe de bermuda florida e regata. É claro que você estranharia. A postura de um profissional é muito questionada pela roupa que ele veste porque sua vestimenta se comunica. Diz que ele não teve tempo de se arrumar, que ele não se preocupa com sua opinião, que ele acabou de voltar da praia e etc. Não fala, mas comunica, é isso que você lê.

As pessoas naturalmente observam as diferenças e semelhanças demonstradas por suas roupas e uniformes. Por mais que você não goste de moda, a sua roupa influencia o modo como você é visto no mundo.
A maneira como nos vestimos, mostra o que queremos (ou não) dizer com o nosso corpo e no que isso representa para a sociedade que nos cerca."




(imagem: "On the Street......Sixth Ave., NYC" postado no blog The Satorialist)

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